segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Mundo difícil. Mas vale a pena tentar




Acho que este blog vai ser um pouco assim: a tua mãe, toda zen, falando de coisas bonitas, e eu, rabugento, enchendo o saco com mas notícias. Quem sabe deste contraste acaba resultando um equilíbrio necessário?


Esta foto que você verá aqui, de uma linda menina tocando violino com lágrimas escorrendo pelas faces, é de Marcos Tristão. Foi feita durante o enterro de um dos coordenadores do grupo Afro Reggae, uma organização civil que faz trabalhos comunitários em favelas do Rio.


Ele se chamava Evandro, tinha 42 anos, e foi assassinado por dois assaltantes dentro de um caixa eletrônico no Centro do Rio, dia 18 de outubro.


O assalto e a morte foram filmados por câmeras de segurança. Aliás, vá se acostumando: neste mundo ao qual você está chegando, tudo é filmado. Ás vezes, só às vezes, isto é bom, como neste caso, porque assim foi possível flagrar dois crimes sendo cometidos: o primeiro crime foi o assalto seguido do assassinato de Evandro; o segundo crime foi cometido por dois policiais militares, que pegaram os assaltantes, tomaram deles os objetos que haviam sido roubados, permitiram que eles fossem embora livremente, e não prestaram socorro a Evandro, que àquela altura ainda estava vivo.


É uma história triste, revoltante, e pode levar você a se perguntar, um dia: por que me trouxeram para um mundo assim? A resposta é difícil. Mas vamos imaginar que a gente consiga ajudar você a aprender que é possível construir um mundo melhor do que este. O mundo será o que você fizer dele. Mesmo que tenha que passar a vida tentando.


E quer saber? Vale a pena.

Um comentário:

Unknown disse...

Que Lindo!!!!!
Emocionante!!! Ainda mais com violino no meio da história...rsrs.
Saudades de vcs!!!
Beijos,
Consuelo.